terça-feira, 7 de julho de 2009

Sonhos

Encontro-me disposta a falar sobre sonhos. A gente tem tanto sonho nessa vida! Tantas vezes já sonhei e mudei de sonho, e depois sonhava de novo.

Viver é desenhar sem borracha, dizem por aí. E sonhar, projetar, almejar, não se enquadra em nada disso? Sei lá, acho que sonho é uma prévia do que queremos e, particularmente a mim, serve como impulso para a vida. Sinceramente, como é que se vive sem sonho?! Sonhar com o dia seguinte, sonhar com aquele telefonema (que nunca acontece), com aquele recado na página do Orkut (que só existe na sua cabeça), sonhar com aquela viagem, com aquele emprego maravilhoso, com a chegada do final de semana… tem tanto sonho rodando por aí e a gente nem se dá conta.

Sempre acreditei assim, que a vida é movida de sonhos, dos mais simples e imperceptíveis aos mais insistentes e constantes em nosso pensamento. Sonhos são o que nos impulsiona a viver, a solucionar os problemas que nos tiram o sono, trabalhar arduamente sete dias da semana se preciso for, estudar horrores para aquela maldita prova da matéria que você mais odeia na face da terra. Tudo isso porque… porque a gente tem um sonho. Ficar rico, mudar de casa, ter filhos, ir pra Albânia, comprar uma moto, ter um cachorro, sei lá, cada um tem um sonho e é justamente ele que implusiona o mundo. E é justamente pela nossa mutabilidade, por toda essa nossa mudança de sonho que o mundo não pára.

Eu, por exemplo, já quis morar no meio do Pantanal. Alimentava o comércio local comprando todo tipo de mapas e reportagens que saíam de lá, milhões de vezes cheguei a fazer uma lista do que levar na bagagem, sabia decor e salteado a época das cheias e como sobreviver a elas. Mudei de sonho, sonhava em ir ao shopping sem ficar pedindo dinheiro pra minha mãe. Arranjei um emprego. Sonhava em ser professora. Entrei na faculdade. Sonhava em ter mais dinheirinho, prestei concurso. Sonhava em ter mais dinheiro… arranjei um cartão de crédito! (Idiota de minha parte, mas o que eu podia fazer?)

Hoje ando sonhando em mudar. Mudar tudo. Cabelo, emprego, curso, casa, vida! E estou me movimentando pra isso. Esses meus sonhos já me levaram a tantos lugares, só me resta saber pra onde vou agora. Espero que pra um lugar bem lindo, longe e quentinho pro Edgar poder brincar.

5 comentários:

  1. Seus textos são maravilhosos!
    Me identifico com eles...
    beijão

    ResponderExcluir
  2. Sonhar é desejar, desejos são querer, querer é estimulo que leva à motivação, a motivação é uma porta para algum lugar, para lugar nenhum, para o desconhecido... Que você conhece nos seus sonhos.

    ResponderExcluir
  3. Hummm...bom descubri... a tempos que já sei que vc eh ma ótima escritora, e agora só tenho mais certeza disso!!! Não tive a oportunidade de lê-los todos mas sei da qualidade... e agora masi um jeitinho de falr com vc!!!!

    AbrassSsS!! to sempre akipra vc!!!

    BjoOo s2*

    ResponderExcluir
  4. Seus textos são mesmo muito lindos, ameei (L)

    ResponderExcluir
  5. Amei esse!!!!!!!!!!!!!!!! Quem nao sonha?????????????? E o melhor de tudo é quando aprendemos que podemos realizar nossos sonhos, começando pelos mais simples chegando aos mais profundos desejos de nossos corações, mais dificeis de realizar, mas que quando se realizam nos mostram que valeu cada segundo que sonhamos acordados!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir