domingo, 5 de julho de 2009

Gênesis 13 - Conselhos pra vida toda

Hoje ouvi alguns conselhos. Conselhos esses que eu deveria ter ouvido, deveria ter pedido muito antes de tudo chegar ao ponto em que chegou. Maldito imediatismo! Justo eu que tanto falava, justo eu que tanto criticava e clamava ‘Deus, livra deste mundo imediatista!’.

Logo eu me vi pega, completamente rendida pelas consequências de atitudes não pensadas, sem reflexão, sem oração.
Hoje celebramos um culto em ação de graças pelos aniversariantes do primeiro semestre e foi essa a mensagem trazida pelo nosso pastor. Conselhos a serem seguidos para uma vida de bem-aventuranças, um vida nos braços do Senhor.

O primeiro deles (v.4), diz que devemos, antes de tudo, orar, pedir a Deus que nos dê sabedoria, nos mostre o que é melhor, nos livre do imediatismo, do desejo de querer fazer sempre a nossa própria vontade.

O segundo (v. 10), nos atenta para tomarmos cuidado com a emoção. Cuidado com as decisões tomadas baseadas apenas naquilo que nossos olhos enganosos nos mostram.

Tantas e tantas vezes, nos meus momentos de intimidade, pedia a Deus que me impedisse de tais ações! Mas, como sempre, num mínimo momento de fraqueza, num segundo, num pequeno momento de desatenção, me pego numa situação da qual não sei como sair. Seria tão mais fácil, tão menos doloroso se nós, simplesmente, aprendêssemos a esperar, aprendêssemos a confiar no Deus da nossa salvação, que nos conhece em cada detalhe, que sabe das nossas fraquezas, das nossas mais íntimas necessidades, mas ainda assim, mesmo assim, insistimos em fazer o que nos dá vontade, mesmo estando calejados das marcas que tais decisões precipitadas e não pensadas nos trazem.

Outra parte da mensagem também me chamou a atenção. Quando nós sabemos disso tudo, quando temos plena consciência das consequências de nossos atos não pensados e, ainda assim, insistimos no erro, é como se todo o sacrifício na cruz não nos tivesse valia. E eu não quero isso, eu não penso assim. A história da cruz, a morte de Cristo é a mais bela atitude de amor já contada, um sacrifício incomparável. Então não me custa e, se custar, não chega nem perto de tudo o que ali foi feito por nós, por você, por mim…

Chego à conclusão de que necessito romper um ciclo, um ciclo que insiste em se repetir na minha vida. Tudo bem, tudo em paz, intimidade com Deus, declínio, declínio, declínio, fundo do poço… Tudo bem, tudo em paz, intimidade com Deus, declínio, declínio, declínio, fundo do poço… Tudo bem, tudo em paz, intimidade com Deus, declínio, declínio, declínio, fundo do poço… Isso cansa, isso dói, machuca, sangra.

Acho que já passou da hora de parar de fazer besteira por aí. Hora de parar de me precipitar. Figurativa e literalmente. São precipícios atrás de precipícios (‘Um abismo chama outro abismo…’). Já deu.
Quem sabe aprendo a calar-me e ouvir, simplesmente ouvir. Ouvir de verdade.

'Livra-me do imediatismo, dê-me razão em lugar da emoção, ensina-me a escolher o que é certo aos Teus olhos.' Gênesis 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário